Teoria e prática no curso de Economia

Como alunos de economia conseguem colocar em prática os ensinamentos da sala de aula – Por Lucas Andrey

Professor Daniel Ribeiro em evento da MultiConsultoria

Professor Daniel Ribeiro em evento da MultiConsultoria. Foto: reprodução Facebook

O curso de economia da Rural é tradicionalmente conhecido pelo seu viés acadêmico. Muito dessa condição se atenua por conta da UFRRJ estar relativamente longe do grande centro empresarial do Rio de Janeiro e o ramo da pesquisa ser um ponto forte da universidade.

O professor de economia e diretor do Instituto de Ciência Aplicadas e Sociais (ICSA), Daniel Ribeiro, comenta que apesar desta vertente acadêmica, estima-se que apenas 15% dos formandos de cada turma continuam no ramo de pesquisas científica após a graduação.

“É importante que o aluno consiga ingressar no mestrado sim após a graduação. Podemos perceber que o mestrado dá mais embasamento, e com isso, o aluno se quiser, pode ser um profissional ainda mais qualificado”, explica o docente.

O aluno do sexto período de economia, Jandir Palhano, concorda com o professor ao atribuir ao curso de economia o viés acadêmico. O aluno comenta que outras universidades do estado dão uma cara mais financista para os cursos e a Rural foca muito no desenvolvimento econômico, e em disciplinas mais políticas.

“Eu falando por mim, preferiria que tivesse um viés mais mesclado, fosse mais equilibrado, tivesse uma pegada mais financista também. Eu particularmente não pretendo seguir a carreira acadêmica, pretendo seguir na iniciativa privada.” Comenta o aluno.

 

Como pôr em prática?

Alunos de vários cursos ainda podem colocar em prática o que aprendem em sala nas empresas juniores da instituição. CERES – Empresa Júnior de Economia Agrária, e a Multiconsultoria são duas destas iniciativas que ajudam alunos da universidade nessa demanda de aprendizado prático.

Estas empresas júniores ajudam não só os alunos, mas também os pequenos empresários da região que necessitam de consultoria e conseguem isso com um preço mais em conta.

Allex Valle, do 4º período do curso, comenta sobre o que se desenvolve na CERES.

 

 

Esta é uma alternativa para praticar, já que assim como outros cursos da instituição, Ciências Econômicas sofrem com a falta de oportunidades de estágio na região e precisam se deslocar até o centro do Rio para isso.

 

 

Jandir Palhano aluno de economia desenvolve projetos pela empresa Júnior Multiconsultoria. Foto: reprodução Facebook.

Jandir atualmente desenvolve projetos dentro da Multiconsultoria “é uma boa oportunidade para a gente aprender coisa nova. Eu pude aprender coisas novas de ADM, pude por em prática meus conhecimentos econômicos, e gerar impacto na economia local e na vida das pessoas que para mim é o mais importante” finaliza o estudante.

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages